sábado, 17 de março de 2018

Intercâmbio entre os Cubes Europeus da nossa Escola e da Escola Secundária Francisco Franco


Intercâmbio entre o Clube Europeu da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo do Estreito de Câmara de Lobos e o Clube Europeu da Escola Secundária Francisco Franco.

O Clube Europeu da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo do Estreito de Câmara de Lobos saiu da escola, no dia 15 de março, por volta das 9h e 45 minutos, no mini autocarro gentilmente emprestado pelo Grupo Desportivo do Estreito de Câmara de Lobos, em direção à Escola Secundária Francisco Franco para realizarmos uma visita de intercâmbio e comemorar o Ano Europeu do Património Cultural.
Na entrada principal éramos esperados pela professora Sandra Rodrigues Freitas e pela professora Ana Paula Coelho. A partir daqui começou a nossa exploração nesta escola.



 Os corredores eram enormes e por todo o lado existiam pinturas feitas por alunos, que eram verdadeiras obras de arte, nos degraus das escadas encontravam-se frases inspiradoras.




 Fomos visitar a cantina, o bar dos alunos, que era muito moderno e agradável e entrámos numa sala onde decorria uma aula de pintura com tintas solúveis, onde os alunos faziam trabalhos com grande concentração. Aqui encontrámos uma professora que tinha estado a dar aulas durante vinte anos na nossa escola. 



Entramos também numa aula de eletrónica onde os alunos estavam a fazer circuitos no computador e numa aula de robótica em que alguns alunos trabalhavam com uma impressora 3D, outros estavam a desenvolver um robô que jogava futebol, e outros alunos estavam a construir um robô submarino ROV. Ficámos admirados e muito contentes por termos a oportunidade de conhecer como são estas aulas. 




Entretanto encontramos a professora Ana Rita Barros que nos acompanhou até à biblioteca. 


Em seguida fomos ver uma exposição de trabalhos sobre o tema do Património Cultural da Europa, com vários trabalhos fabulosos feitos por alunos, em várias disciplinas e também vídeos sobre algumas cidades europeias. 



Por último fomos visitar o museu Henrique e Francisco Franco, onde ficamos a saber a história deste museu e a conhecer as obras dos artistas Henrique e Francisco Franco. No final da visita ao museu fizemos uma atividade sobre as obras observadas.





Adorámos esta visita e agradecemos muito às professoras que nos receberam. 
Aguardamos a vossa visita!


Fabiana Freitas e Laura Sousa do 7ºD

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Notícia do Jornal da Madeira 22-2-2018 /Concurso de Curtas Metragens IncluEuropa


Concurso de Curtas-Metragens IncluEuropa

Notícia do JM do dia 22de fevereiro 2018


 

Equipa da Escola Básica de 2º e 3º Ciclo do Estreito de Câmara de lobos

2018 

 

 

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Tradições de Carnaval em alguns países da União Europeia


Tradições de Carnaval em Portugal


PORTUGAL

Portugal tem uma grande tradição relacionada com o Carnaval, nomeadamente em algumas zonas do país, tais como Torres Vedras, Sesimbra, Madeira e Açores. O Carnaval de Torres Vedras é o mais antigo do país (com referências desde 1574), fiel às tradições e rejeitando estrangeirismos, encontrando-se já profundamente enraizado na identidade da cidade. Nos Açores, mais exactamente na Ilha Terceira, encontra-se uma das formas mais peculiares de festejo do Carnaval, com danças e bailinhos que compõem a maior manifestação de teatro popular em Portugal, baseada no estilo dos Autos Vicentinos. As Festas de Carnaval na Madeira têm o seu apogeu no Grande Cortejo Alegórico, mantendo intactas as raízes populares, com a participação de vários grupos e milhares de figurantes nas ruas do Funchal. O Carnaval de Sesimbra tem ganho dimensão enquanto momento cultural e social alto no concelho. As ruas são preenchidas com elementos lúdicos, cores, música e movimento, potenciados pelos desfiles das Escolas de Samba.